Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana68.html


Septerra Core: Legacy of the Creator

Septerra é um planeta composto por sete camadas, separadas uma das outras, que orbitam o centro (Core) do planeta. Cada uma destas camadas órbita numa determinada velocidade e sentido além de possuírem um ecossistema exclusivo cada uma. No centro do planeta reside o segredo da sua criação por uma antiga entidade celeste, que o criou como um mecanismo de precisão com um motivo oculto.
No entanto, a raça que vive na camada mais externa, os Chosen, descobriu algumas pistas que os levaram a acreditar na possibilidade de saber o segredo da criação. Mas para chegar ao núcleo os Chosen têm de passar pelos níveis inferiores causando uma série de acontecimentos para os quais a nossa personagem é arrastada.

O início..
Maya, a nossa personagem, começa a jornada em busca da ''Dádiva do Criador'' que supostamente possui poderes que podem ser adquiridos por quem a detiver. Ao longo do caminho Maya irá encontrar inimigos e aliados que se juntarão à jornada ajudando-a na procura.
Todas as personagens que fazem parte do seu grupo carregam uma série de armas e equipamento além de terem habilidades específicas. Como exemplo Maya carrega uma arma que utiliza energia do Centro do planeta, e ao longo do jogo ela irá encontrar uma série de componentes que ajudarão a aumentar o poder da arma.
A mesma energia que serve para as armas também é usada para feitiços que são feitos a partir das ''cartas de destino'' que vão aparecendo ao longo do jogo. Estas cartas podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto umas com as outras pelos membros do grupo, sendo que cada vez que um feitiço é elaborado parte da energia acumulada do grupo é utilizada.

Um RPG ao estilo das consolas.
Os jogadores mais entusiastas dos RPGs podem não gostar de alguns detalhes deste jogo. À semelhança dos RPGs para consolas não temos controlo sobre certos pontos como criar a personagem no início do jogo além de não podermos distribuir pontos pelas diversas habilidades, sendo está distribuição feita totalmente pelo computador.

Agora o combate!!
Em Septerra Core o combate processa-se em tempo real, com a possibilidade de fazer pausa para a escolha de modos de ataque e alvos. Uma barra que representa a resistência da personagem aparece durante o combate, e está dividida em três partes que vão ''enchendo'' ao longo do tempo determinando assim a intensidade do ataque. Se o jogador esperar mais tempo para encher mais barras, maior será a intensidade do ataque; isto dá ao combate uma dinâmica mais interessante fornecendo um maior controle sobre o uso das habilidades e feitiços. O ponto mais negativo é a inexplicável razão para a falta de mobilidade das personagens controladas pelo jogador durante o combate. Os inimigos conseguem fazer uma série de movimentos enquanto os nossos personagens permanecem fixos no local.

Grafismo ao estilo japonês!
Apesar de não possuir uma grande resolução, o grafismo do jogo é muito bom com uma representação das personagens ao estilo Manga japonês. A animação da execução dos feitiços é excelente apresentando uma grande variedade de efeitos. O som também é muito bom tendo os efeitos sonoros e as músicas colocadas nos pontos certos sem se tornarem repetitivas.

Resumindo
Septerra Core possui vários pontos de interesse como bons gráficos, bom som, interactividade com os personagens do jogo entre outros. Peca pela não mobilidade dos nossos personagens durante o combate. Exceptuando isso, o jogo possui características suficientes para agradar aos entusiastas deste género assim como aos principiantes.



Voltar à página anterior

Página principal