Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana64.html


Pandora's Box

Abrir a caixa de Pandora significa abrir a porta aos espíritos do caos, da desordem, arrastando problemas vários, cuja solução dependia das habilidades e perícia do autor de tal proeza. Pois bem, a Microsoft e Alexey Pajitnov , o mesmo criador do clássico Tetris, quando mostraram ao mundo Pandora's Box, pouparam-nos da parte dos problemas, mas a habilidade e perícia continuam a ser fundamentais.

Mudam-se os tempos
Agora, depois de aberta a caixa, não encontramos nada de assustador e vale tudo menos fugir. Pandora's Box é um jogo interactivo que tira partido da tecnologia disponível para criar vários tipos de puzzles, trabalhando as imagens de todas as formas e feitios o que visualmente torna o jogo muito apelativo.

O fundamental do jogo é encontrar as peças perdidas da nossa própria caixinha e para isso é necessário seguir as pistas espalhadas pelo mundo. No total são 350, cada pequeno puzzle faz parte de um maior, joga-se sempre com um determinado objectivo a atingir, o que nos prende muito mais ao jogo.

Relações espaciais
Os puzzles estão agrupados em temas de acordo com o país em que estamos a jogar, desde a arte clássica espanhola até ao antigo Egipto, passando pelos arranha-céus de Manhattan. Alguns dos puzzles utilizam imagens famosas com a indicação do autor e data (o que torna o jogo de alguma forma educativo para além de divertido).

A maioria dos puzzles baseiam-se na observação, reconhecimento visual, composição de imagens e relações espaciais dos objectos. Para além de ser necessário identificar o local certo para as peças, algumas imagens necessitam de ser rodadas, movidas para outro sitio, ou alteradas de forma a podermos completar a tarefa. Existem 10 tipos de puzzles diferentes e cada um tem uma pequena ajuda que nos explica como funciona.

No principio era assim
O jogo começa. A primeira missão é capturar Maui, um herói vindo do Hawai. Esta é a história de como, com um pequeno truque, Maui retirou as ilhas Hawaianas do mar, e de como os seus 4 irmãos, fartos das suas brincadeiras o deixavam em casa quando iam pescar... e mais não digo! Assim começa a viagem à volta do mundo e uma parafernália de tarefas que dão que pensar. O grau de dificuldade vai aumentando à medida que vamos ficando craques.

A atmosfera histórica que envolve todo o jogo, dá-nos informações acerca da mitologia, sobre os sítios por onde vamos passando e torna um jogo com um base simples... numa caixa de Pandora versão positiva claro! :-)


Voltar à página anterior

Página principal