Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana57.html
RollerCoaster Tycoon
Projecte e construa as maiores, melhores e mais excitantes montanhas russas neste novo título da Hasbro Interactive e da Microprose .
Projectado por Chris Sawyer , já conhecido por Transport Tycoon, este jogo pode ser descrito como uma simulação de um parque de diversões onde a principal atracção está no complexo desenvolvimento e criação das montanhas russas. A partir de uma análise básica, podemos pensar ser este um clone de ''Theme Park'', porém as montanhas são o centro das atenções do parque, assim como do seu desenvolvimento económico.
Como é o jogo afinal?
Na demo foram apresentados uma série de cenários, cada um com um objectivo diferente. Ao jogador pode ser pedida a construção de um parque que atraia 200 pessoas, sendo este um dos objectivos a atingir. Num outro cenário, o controlo económico é necessário para se obter um valor de $15.000 num período de três anos.
Estes objectivos são só um dos pontos a ter em atenção nos cenários, há que considerar os elementos físicos do parque. Podemos começar com um terreno vazio construindo o parque a partir do nada, como também ser fornecida uma série de montanhas, florestas e lagos, onde fica a seu cargo decidir quais destes recursos serão usados para benefício do parque, ou quais serão retirados. Em outros cenários pode ser testado a sua habilidade nos negócios, sendo fornecido um parque totalmente desenvolvido. Aqui ficará a cargo do jogador levar o parque até um certo nível económico.
Poupando
Como no SimCity , o dinheiro com que se começa tem de ser cuidadosamente utilizado, sendo os empréstimos uma possibilidade no desenvolvimento do parque. Quando fazemos pausa no jogo, não podemos construir e uma vez construído um edifício não se pode voltar atrás. Deste modo, o cuidado com o dinheiro gasto na construção é muito importante.
Como um puzzle 3D!
Como já foi dito, as montanhas russas são o mais importante. Apesar de existirem outras atracções, aquelas serão o seu principal desafio. Existe uma grande variedade de ''Coasters'', e algumas vão aparecendo consoante o gasto efectuado em pesquisas. A construção destas podem ser consideradas puzzles tridimensionais, são muitas as curvas, subidas e decidas que podem ser utilizadas. Apesar de podemos criar os nossos próprios designs, existem alguns pré-concebidos que podem ser utilizados por aqueles que têm pouca experiência (ou paciência).
Pontos de vista...
Tendo ângulos de visão similares a SimCity 2000 e Transport Tycoon, o mapa possui uma perspectiva isométrica e pode ser rodado em incrementos de 90 graus. Existem três modos de zoom e as resoluções vão desde 640x480 até 1024x768 ambos em 256 cores. Existe ainda um grande número de janelas para controlo e informação.
Sendo o método de jogo baseado em cenários, não existe (infelizmente) um modo livre de jogo. Um dos responsáveis da Hasbro , Dana Henry, afirmou que antes do lançamento do jogo estão pensando no desenvolvimento de um modo de jogo com essas caracteristicas. Mesmo que isto não venha a acontecer, uma vez que os objectivos do cenário sejam atingidos, o jogador pode continuar a desenvolver o parque livremente.
Voltar à página anterior
Página principal