Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana44.html
Syndicate
Imaginem um cenário de Chicago nos anos trinta mas num futuro onde apenas prevalece a força das armas. Isso mesmo aqui somos gansters e não olhamos a meios para conseguir os nossos fins.
Na realidade Syndicate é o que pode chamar um dois em um, pois inclui Syndicate e Syndicate American Revolt, sendo o American Revolt apenas mais um conjunto de missões que podemos completar. Quando arranjarem este produto vão poder fazer a escolha entre jogar o Syndicate normal ou jogar o American Revolt. Neste jogo nós fazemos parte duma facção da máfia, neste caso "sindicato". O nosso objectivo é controlar os vários territórios que existem a nível mundial, e com isso arrecadar os lucros daí provenientes. Para isso controlamos uma equipe de vários agentes, dos quais podemos usar até quatro em cada missão. Essas vão desde assassinar elementos hostis, eliminar a presença de outros sindicatos, raptar pessoas (género cientistas ou executivos importantes), proteger agentes da nossa organização, etc.
As armas são uma constante nesta profissão, e para ter uma vantagem sobre os outros sindicatos é preciso investir em tecnologia nova, o que vale bem a pena. Também podemos pesquisar partes sintéticas de corpos, que darão aos nossos agentes uma maior resistência e velocidade. Também podemos pesquisar equipamento geral que poderá ser utilizado nas nossas missões.
À medida que controlamos mais territórios, vamos ganhando mais dinheiro. Esse dinheiro resulta de, digamos, um imposto que cobramos e que pode ser alterado.
O que eu gostei bastante neste jogo foi como criaram um ambiente futurista. Os bocados de cidade onde decorrem as missões são simplesmente meticulosos, não faltando os anúncios de néon e placares de publicidade. Temos vários tipos de transporte desde metro de superfície, carros de passageiros, policia, bombeiros, etc. Temos pessoas a passear nas ruas, temos semáforos, jardins e praticamente tudo que há numa cidade.
A vista é feita em 3D vista de um plano inclinado o que as vezes atrapalha, mas que é essencial para a beleza do jogo. A diferença entre o Syndicate normal e o American Revolt é a apenas a diferença de dificuldade de um para o outro. As missões do American Revolt são bastante mais difíceis capazes de criar dores de cabeças mesmo aos jogadores mais experientes. Este jogo é um jogo de acção que precisa um bocadinho de estratégia e raciocínio rápido.
Interface, sons e gráficos
O interface é feito através do mouse, e é simples. Os sons são de uma boa qualidade. A não existência de uma musica de fundo não prejudica o jogo. Pelo contrario com o som do 'ping' do radar como fundo acaba por dar um ambiente muito de acordo com o jogo. Os gráficos são excelentes e detalhados como já referi atrás, o que dá ao jogo uma jogabilidade bastante grande.
Como jogar
Comecem por escolher o tipo de jogo Syndicate normal ou Syndicate American Revolt. Depois escolham novo jogo, onde podem meter o vosso nome, o nome da vossa empresa e escolher o logotipo da mesma. Depois vejam quais são os territórios disponíveis para uma missão e escolham um. Depois de verem os objectivos da missão se quiserem podem comprar mais informação, ou pagar mais por uma visão mais alargada do mapa missão. Em seguida passa-se à escolha dos agentes e do armamento que eles vão levar. Não se esqueçam de no painel da escolha dos agentes e do armamento ir ao painel da investigação, e escolher a pesquisa que querem fazer. Depois passem à missão em si.
Dentro da missão temos o écran dividido em quatro partes. Um em que temos a vista normal do cenário. Outro em que podemos escolher um dos nossos agentes ou os quatro ao mesmo tempo. Por baixo da escolha dos agentes temos as armas ou objectos que o agente escolhido tem. Se carregarem num desses objectos ele o passa-o a usar na mão. Se tiverem os quatro agentes escolhidos (que acontece se carregarem com o mouse no menu que tem quatro figurinhas e que esta no canto superior esquerdo no meio das imagens dos vossos agentes) e escolherem uma arma todos os vossos agentes pegam numa arma igual se tiverem. Se não tiverem eles pegam numa arma disponível que tenham com eles. No canto inferior direito temos o display do radar que nos pode dar um aviso antecipado de agentes inimigos na zona ou da posição do nosso objectivo. O movimento dos agentes e feito através do botão esquerdo do mouse e o disparo das armas é feito através do direito. Se quiserem utilizar um carro basta moverem o agente ou agentes ao seu encontro. O carro depois apenas pode andar dentro das estradas, basta depois carregar no sitio de estrada para onde querem ir. Se quiserem sair do carro basta carregarem com o botão esquerdo em cima dele. Há portões através dos quais apenas podem passar carros portanto as vezes torna-se indispensável ajeitar. Se houver um carro em andamento e dispararem contra ele os ocupantes saem da viatura.
Dicas
Não comecem o American Revolt sem ter jogado o Syndicate normal. Nunca se esqueçam de escolher um item a investigar antes de começarem uma nova missão. Sempre que possível levem um scanner com um dos vossos agentes pois aumenta bastante o alcance do vosso radar. O energy shield é capaz de proteger os vossos agentes de qualquer tipo de arma excepto flamers, lasers, gauss gun e explosões tipo a time bomb e bombardeamentos. Uma das minhas armas favoritas é a mini-gun tem um bom alcance e atinge um campo bastante grande. Outra arma que eu também aconselho é o lança chamas ou flamer mas que tem uma desvantagem que é o pouco alcance, mas é capaz de matar 10 agentes ou mais se estiver juntos. Outra arma bastante boa é a gauss gun mas é muito cara. Utilizem o terreno a vosso favor por exemplo metam os vossos agentes numa esquina sem linha fogo para o inimigo e quando ele aparecer utilizem as vossas armas. Alterem as características dos vossos agentes de acordo com as vossas necessidades isso e feito por debaixo das figuras dos vossos agentes no canto superior direito. Façam o save do jogo antes de para uma irem missão.
Voltar à página anterior
Página principal