Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/jogos/analises/jogana33.html
Seven Kingdoms
Seven kingdoms é um jogo de estratégia que traz algumas inovações em termos de jogo. Este jogo é do género Warcraft mas com mais complexidade. Em Seven Kingdoms, como o nome sugere, podemos escolher controlar uma de sete civilizações que vai competir com as restantes. As civilizações existentes são as seguintes: os Maias, os Persas, os Chineses, os Japoneses, os Gregos, os Normandos e os Vikings. Cada uma delas tem as suas características diferenciando-se na maneira de lutar dos soldados e no Deus ou animal mitológico que podemos invocar.
Para já é de salientar o controlo da população. Uma pessoa para construir algo precisa de treinar um construtor ou um trabalhador especifico para o edifício que vai construir. Pode-se treinar um aldeão numa determinada função, por exemplo um mineiro, depois de mandar o mineiro trabalhar para uma mina vemos que a sua habilidade como mineiro ao longo do tempo vai aumentando. Isto acontece em todo o tipo de actividades. Também podemos contratar na taberna trabalhadores especializados, mas corremos o risco de contratar um espião de uma outra civilização.
A espionagem é um dos melhores atributos deste jogo. Podemos contratar ou treinar um espião e introduzi-lo numa civilização inimiga ou numa aldeia hostil. Não devemos, contudo utilizar os espiões logo que podemos, eles podem ficar algum tempo a ganhar experiência e a tentar ir para um sitio de maior importância. Podemos até com um espião tentar subornar outros súbditos, correndo o risco de pôr a descoberto o nosso espião, masÂ… quem não arrisca não petisca. No entanto, se nós podemos o inimigo também pode portanto o melhor é ter espiões nos nossos edifícios a fazer contra espionagem.
Neste jogo também podemos jogar com oponentes humanos em rede.
Em resumo para aqueles que gostam de uma estratégia género Warcraft mas que às vezes esperam um pouco mais de complexidade experimentem este jogo.
Gráficos interface e som
Os gráficos são bons mas não trazem nada de novo. O interface é feito através do mouse e às vezes dá-nos a ideia que temos as teclas do mouse trocadas mas depois habituamo-nos. O ambiente sonoro é agradável
Como começar
Simplesmente comecem por escolher um jogo novo, depois vão às opções e escolham a opção training. Nesta opção o jogo mostra-vos o que fazer passo a passo. Desde como fazer comércio, fazer diplomacia, criar exércitos, etc. É um autêntico manual interactivo.
Dicas
Usem e abusem da espionagem. Treinem bastantes soldados logo a partir do inicio. Um punhado de soldados bem treinados valem mais que um conjunto superior de soldados com pouca experiência. Invistam na investigação pois depois poderão construir armas que farão a diferença entre a vitória e a derrota. Ocupem o maior número possível de minas pois a economia do vosso reino depende delas para sobreviver. Utilizem o comércio pois ele proporciona dinheiro. Nas batalhas, protejam o vosso rei ou os vossos dirigentes. Tenham cuidado com a diplomacia, não criem inimigos em todos os cantos. Ataquem os concorrentes mais fracos ou aqueles que estejam em guerra com outros concorrentes. Tentem criar alianças com outras civilizações se vos for favorável. Lembrem-se que se estiverem numa posição precária arriscam-se a ser atacados por quase todas as civilizações. Só ataquem os covis dos monstros existentes se tiverem um bom exército. Gravem o jogo para o caso de quererem voltar atrás.
Lembrem-se para jogar este jogo é preciso ser um pouco maquiavélico, por um lado pode-se utilizar uma boa diplomacia e pelo outro podemos utilizar um espião para meter uma faca nas costas do rei com quem estamos a lidar.
Voltar à página anterior
Página principal