Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 12 Mar 2003
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 12 Mar 2003
Introdução à Internet 12 Mar 2003
A Ligação à Internet 12 Mar 2003
|
 |
(Lusa) - O grupo electrónico japonês Sony reconheceu hoje a existência de um ''problema'' no leitor de DVD que equipa a nova consola de jogos Playstation 2 e que permite ler filmes destinados a vários mercados.
O defeito da PS2, que na realidade só apresenta vantagens para os utilizadores da consola, lançada a 04 de Março no Japão, tem mais implicações legais do que comerciais.
Com efeito, na base de um acordo internacional entre o Fórum DVD (que reúne os fabricantes de leitores e de DVDs) e a associação cinematográfica norte-americana Motion Picture Association of America, foram definidas seis regiões de comercialização de filmes DVD, segundo a Sony.
Os filmes DVD produzidos para determinada região são codificados de forma a não poderem ser vendidos fora dela e só lidos em leitores de DVD capazes de decifrar o seu código. O Japão e a Europa fazem parte da mesma região, mas os Estados Unidos não.
O objectivo é, por exemplo, evitar que um filme de Hollywood seja reproduzido em DVD e vendido no mercado japonês antes da sua saída nas salas e limitar eventuais contrafacções.
A Sony Computer Entertainment, a filial para jogos da Sony, reconheceu, contudo, que é suficiente, no leitor de DVD que equipa a PS2, pressionar um qualquer botão no preciso momento do carregamento do disco para ler filmes provenientes de qualquer região.
Esta é a segunda vez, numa semana, que a Sony comunica defeitos ou problemas relacionados com a Playstation 2. No final da passada semana, o grupo deu conta de um defeito em alguns módulos de memória que servem para armazenar, por exemplo, a classificação do jogador depois de desligar a consola.
A operação de desligar a máquina chegou, em algumas consolas, a provocar o apagamento de software do jogo ou dificuldades de funcionamento do leitor de DVD.
|