 |
Relacionados |
|
Impressoras HP para a Internet
Falha de segurança em impressoras
Nova Lexmark i3
HP e 3Com com nova aliança wireless
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
A Dell, maior fabricante mundial de computadores pessoais, poderá apostar no mercado de impressoras, tendo em vista o acesso ao lucrativo mercado dos tinteiros.
Segundo a maioria dos analistas, a Dell poderá decidir-se por uma de quatro opções: o desenvolvimento das suas próprias impressoras; a aquisição de um fabricante já presente no mercado; o lançamento de uma linha com a marca Dell fabricada por outra empresa; ou então tentar chegar a acordo com os fabricantes de forma a que estes lhe dêem acesso ao mercado de tinteiros.
A empresa já comercializa - como revendedor - equipamentos das marcas Hewlett-Packard, Lexmark, Epson e Canon, sendo que algumas delas serão directamente afectadas pela decisão da Dell.
No caso da HP, líder mundial do segmento de impressão que recentemente se fundiu com a Compaq, o negócio de impressão corresponde a cerca de 70 por cento dos lucros da empresa e, além disso, a Dell é o maior revendedor de impressoras HP. E também a Lexmark, número dois no fabrico de impressoras, pode ver a sua posição abalada pelo novo concorrente.
Ainda assim, episódios recentes que envolveram a Dell levam os analistas a reagirem com cautela a este anúncio. Por exemplo, a empresa criou recentemente divisões para PDAs e equipamentos de consumo, mas estas acabaram por ser encerradas ainda antes do lançamento de qualquer produto.
Por outro lado, a Dell tem obtido algum sucesso em operações nas quais estabelece parcerias com outras empresas, já estabelecidas nos mercados onde pretende apostar. Foi o caso do acordo com a EMC no sector de armazenamento de dados, onde a Dell está a apoiar aquela empresa a entrar nos mercados mais pequenos, enquanto a EMC está a desenvolver equipamentos com marca Dell.
|