 |
Relacionados |
|
Dell apresenta novos portáteis com Pentium 4-M
Portugal: vendas de computadores perto dos 500 mil
CeBIT: Primeiro passo para um novo fôlego?
Criador da expressão PC premiado em Berlim
IGAE lança ofensiva contra a pirataria informática
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
As previsões da empresa estão alicerçadas no crescimento verificado nas vendas a retalho nos Estados Unidos e nas expectativas de uma nova vaga de fundo nos investimentos no sector tecnológico.
Os dados constantes no estudo da IDC apontam para um crescimento na ordem dos 3 por cento neste segmento de mercado, o que representará um total de 125.5 milhões de unidades vendidas.
Recorde-se que a IDC havia apresentado, no último mês de Dezembro, previsões que indicavam um crescimento no sector, embora as expectativas iniciais se cingissem a uma evolução positiva na ordem dos 1,8 por cento.
No último ano, as vendas de PCs sofreram uma significativa queda, de 5,2 por cento, depois de anos de contínuo crescimento. Neste momento, contudo, "começamos a ter maiores sinais de recuperação", afirmou Loren Loverde, director da IDC à agência Reuters.
Segundo o responsável pelo estudo, os sinais positivos evidenciados pela economia americana, no último trimestre de 2001, contribuiram fortemente para esta revisão em alta dos indicadores do mercado de PCs.
Contudo, estes dados não escondem o facto de os lucros relativos a este negócio continuarem em queda. Segundo revela a IDC, ao contrário do previsto no final de 2001 - queda de 8,7 por cento - as receitas provenientes da venda de PCs deverão cair cerca de 7,9 por cento.
A tendência, no entanto, mantém-se, reflectindo a baixa de preços nos computadores, resultante das acesas lutas que têm envolvido os fabricantes de PCs e os seus respectivos posicionamentos no mercado.
|