DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

12 Out 2001 por Paulo Jorge Dias  
Porto Cidade Linux

Na abertura do Porto Cidade Tecnológica, Mariano Gago defendeu a importância do software livre para a criação de empregos. Mas um dos congressitas foi mais longe: a administração pública precisa do free software para garantir a sua independência

 

Relacionados Relacionados

Dia de Demonstração do Linux


DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 9 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 9 Fev 2003

Introdução ao ASP 9 Fev 2003

 

 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, defendeu que as tecnologias livres e sistemas informáticos alternativos são de ''grande importância'' para a criação de empregos.

Mariano Gago revelou alguns projectos do seu ministério, em relação ao chamado software livre, aproveitando a abertura do Porto Cidade Tecnológica 2001, uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Câmara Municipal do Porto.

O ministro garantiu que já foi criada uma equipa, dentro do ministério, para trabalhar num projecto que prevê ''alimentar todas as escolas do país com software não proprietário''.

Em relação à administração pública, considera que ''num continente tão variado e com tantas línguas como a Europa'', a administração pública on-line terá de ''generalizar os sistemas operativos não proprietários''.

Sobre esta questão, Loïc Dachary, vice-presidente da Free Software Foundation Europe, vai mais longe e, em conversa com a Digito, defendeu que a administração pública precisa de soluções free software, como o GNU/Linux, de forma a garantir a sua independência em relação às empresas fornecedoras de programas.

''O free software não precisa propriamente dos estados. São os estados que precisam do free software para não ficarem reféns das empresas'', disse o conferencista. Na sua opinião ''é inaceitável que, no caso do sistema informático de uma organização governamental 'ir abaixo', o estado possa ficar nas mãos de uma empresa'' que domina completamente esse sistema e não permite a interferência do estado.

Loïc Dachary falou à Digito antes da sua conferência, intitulada ''Free Software Development and Associations Throughout the World''.

O Porto Cidade Tecnológica decorreu entre as 9 e 23 horas de sexta-feira, incluindo no seu programa, além das conferências e workshops, uma ''Linux Installation Party''.

A última edição do evento realizou-se na Praça General Humberto Delgado, e contou com a presença de 6.000 visitantes em apenas um dia.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China