DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Concurso da TDT contestado

PTDP à frente na TDT

Televisão Digital Terrestre a concurso

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20/08/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
TDT: Governo confirma decisão do ICP
 
 

O ministro do Equipamento Social, Ferro Rodrigues, confirmou, na passada sexta-feira, os resultados da comissão de análise do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) relativamente à licença de exploração da Televisão Digital Terrestre, atribuindo-a ao consórcio PTDT (Plataforma de Televisão Digital Terrestre), formado pela SGC, RTP e SIC, noticiou a agência Lusa.

Assim, de nada valeu o recurso apresentado pelo outro concorrente, a ONI Infocomunicações (formado pela ONI e pela Media Capital), alegando que a lista classificativa provisória, divulgada a 17 de Julho, tinha ''erros técnicos que, em alguns casos, são graves e vícios técnicos significativos''. Até ao momento não foi possível conhecer nenhuma reacção da ONI Infocomunicações.

Recorde-se que o consórcio vencedor apresentou uma candidatura onde se incluem, como parceiros, a Telecel Vodafone, Sonae, Lockheed Martin e Lucent. Para além disso, a PTDP propôs 60 canais de televisão, serviços de telecomunicações (televisão interactiva, telefone, Internet, videoconferência) e uma rede de TDT sem fios, recorrendo às comunicações via Broadband Fixed Wireless Acess (BFWA), ou seja Acesso Fixo de Banda Larga via Rádio (implica a instalação de uma antena de 30 cm de diâmetro no telhado, que será partilhada por vários utilizadores) para retorno.

Quanto aos preços, a assinatura mensal custará 2.340 escudos (não inclui os serviços de telecomunicações) enquanto que a set-top-box terá um preço de 23.400 escudos. Por fim, e no que diz respeito à cobertura territorial, a PTDP pretende arrancar com o serviço no segundo semestre de 2002, afirmando que, no ano seguinte, já terá 90 por cento do território coberto e em 2004 chegará aos 95 por cento.

O relatório da comissão de análise do ICP só foi entregue a Ferro Rodrigues no passado dia 14 de Agosto, devido à prorrogação do prazo de avaliação para analisar os argumentos dos dois consórcios depois de conhecida a classificação provisória.

Até ao final do ano será lançado um concurso para o licenciamento de novos canais de televisão digital. Quanto à posição da TVI, é provável que o canal do grupo Media Capital venha a integrar a TDT, uma vez que o Governo sempre desejou que não ficasse nenhum operador televisivo hertziano fora deste processo. O primeiro passo para que isto aconteça já foi dado pela PTDP, que convidou a TVI a integrar o seu projecto.



< Notícia anterior
Cuidado com os ataques ao seu PDA!
Notícia Seguinte >>
HP com DVD+RW em Setembro


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação