Uma composição feita a partir de imagens de Saturno obtidas pelo telescópio Hubble entre 1996 e 2000 revelaram algumas colorações nos anéis do planeta que, segundo a análise dos cientistas, poderão conter matéria cuja origem está fora do nosso sistema solar.
Segundo o que foi publicado pela BBC, desde há algum tempo que existia a suspeita de que a grande quantidade de rochas e gelos poderiam ter origem numa lua que se fragmentou, ou numa que nunca se chegou a formar, mas segundo o cientista da NASA, Dr. Jeff Cuzzi, ''a coloração dos anéis revelada nestas imagens ajudar-nos-á a decifrar as suas origens''.
O cientista continua dizendo que ''a maioria das pessoas desconhece que os anéis de Saturno não são brancos, antes possuem uma coloração levemente rosada que pode sugerir a existência de moléculas orgânicas presentes no gelo que, em parte, os compõe''.
O que suscitou a dúvida sobre a sua origem foi o facto de que as sete luas de Saturno, formadas em grande parte por gelo, não possuem a dita coloração rosada, que no entanto está presente em objectos na fronteira externa do nosso sistema solar que, como os anéis, poderiam ter origem num objecto estranho ao nosso planeta.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação