DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Odyssey a caminho de Marte

NASA testa sonda em glaciar

Sonda pousa em asteróide

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/05/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Sonda Pioneer dá sinais de vida
 
  Sonda Pioneer dá sinais de vida

Depois de oito meses, desde Agosto do ano passado, sem conseguir contactar a sonda Pioneer, a NASA conseguiu restabelecer contacto com a sonda que já julgava perdida na sua viagem que dura há 29 anos.

A NASA receava que a Pioneer tivesse sofrido uma avaria grave, mas felizmente conseguiu sintonizar o sinal rádio que embora fraco continua a transmitir dados.

Actualmente a Pioneer 10 encontra-se a mais de 11 mil milhões de quilómetros da Terra demorando os sinais rádio cerca de 22 horas a percorrer a distância entre a Pioneer e a Terra.

Originalmente a missão da Pioneer começou em 2 de Março de 1972 com o objectivo de recolha de imagens de Júpiter sendo a primeira sonda a atingir a cintura de asteróides entre Júpiter e Saturno. Oficialmente a missão da Pioneer 10 acabou em Março de 1997 e segue um percurso para fora do Sistema Solar em direcção à constelação do Touro que deverá atingir dentro de 2 milhões de anos.

Em 1983 foi o primeiro objecto feito pelo homem a sair do Sistema Solar e transporta consigo uma placa indicando a localização do planeta Terra e saudações em várias línguas para o caso eventual de vir ser encontrada por algum ser inteligente.



< Notícia anterior
Protecção contra cópia em CDs áudio
Notícia Seguinte >>
Apple com nova versão do iBook


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação