Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  09/04/2001 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Odyssey a caminho de Marte
 
  Odyssey a caminho de Marte

A NASA lançou este fim de semana uma nova sonda a Marte. Trata-se da Odyssey que tem por missão estudar durante quatro anos os elementos químicos do solo marciano, procurar a existencia de água e examinar as radiações do planeta vermelho a partir de órbita.

A Odyssey que foi lançada de Cabo Canaveral na Florida, tem já dois dias de trajecto em que tudo correu como planeado, mas tem ainda pela frente um trajecto de 460 milhões de Km.

A Odyssey, que deverá alcançar Marte em Outubro leva consigo uma grande responsabilidade , uma vez que a NASA acumulou duas perdas humilhantes em 1999, tendo perdido duas sondas em missão ao planeta vermelho: a Mars Climate Orbiter e a Mars Polar Lander.

Para evitar novo fracasso a NASA não olhou a gastos para garantir que a missão da Odyssey seja bem sucedida, tendo gasto um total de 297 milhões de dólares (cerca de 66 milhões de contos) tendo o seu software de controle mais de 22 mil parâmetros para evitar erros.

Depois de dois meses a ajustar a sua orbita em torno de Marte, a Odyssey deverá iniciar as suas pesquisas em Janeiro de 2002, que a NASA espera que decorram durante 4 anos, colhendo imagens que permitam apurar que materiais estão presentes na superficie de Marte, assim como se a radiação permite futuras missões com exploradores humanos no solo marciano.

Depois de terminada a sua missão exploratória a Odissey poderá permanecer ''em serviço'' como retransmissor de comunicações de futuras missões a Marte.



< Notícia anterior
Execução transmitida na Net?
Notícia Seguinte >>
Altavista pode estar à venda


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação