Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
NEAR Shoemaker

Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/02/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Sonda pousa em asteróide
 
  Sonda pousa em asteróide A NASA planeia proceder hoje ao primeiro pouso de uma nave não tripulada na superfície de um asteróide. A tarefa será cumprida pela sonda espacial NEAR (Near Earth Asteroid Rendezvous) Shoemaker, que se encontra a orbitar o asteróide Eros desde o dia 14 de Fevereiro de 2000.

O procedimento de pouso, que deverá durar cerca de quatro horas, será controlado a partir do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Maryland.

Os cientistas calculam que exista um risco elevado da sonda se danificar no pouso, mas esperam que nos minutos antes do contacto com a superfície do asteróide com cerca de 34 km de extensão, a sonda consiga obter imagens da superfície do asteróide para análises geológicas.

A velocidade de descida da sonda será reduzida de 32 para 8 km/h, e durante os 45 minutos antes do pouso a câmara interna deverá começar a fotografar o asteróide em intervalos de 30 segundos, parando quando a sonda estiver a uns 200 metros da superfície.

Em entrevista à CNN, Helen Worth, porta-voz do Laboratório Johns Hopkins, disse que ''o propósito da câmara é obter imagens a maiores distâncias da superfície, uma vez que perde a capacidade de focar com clareza entre os 500 e 200 metros de altitude''.

< Notícia anterior
Optimus lança chat no serviço WAP
Notícia Seguinte >>
eBay quer comprar iBazar


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação