O American Bureau of Shipping (ABS) acaba de certificar o Lula, o único submarino português de investigação tripulado. Com o certificado de classe A1 o submarino poderá mergulhar até aos 500 metros de profundidade.
O submarino, propriedade da Fundação Rebikoff-Niggeler (dedicada ao desenvolvimento de técnicas e equipamentos de investigação subaquática), esteve em testes de mar nos Açores. Os testes foram acompanhados de perto por 2 técnicos do ABS, que aprovaram o funcionamento do submarino.
Com um comprimento de 8,5 metros, o 'Lula' destina-se à investigação científica nos mares do arquipélago dos Açores. Permite o transporte de 3 pessoas (piloto incluído) e dispõe de uma espécie de braço móvel, que permite a recolha de objectos até 25Kg de peso. O gancho está também equipado com máquina fotográfica, vídeo, flash electrónico e holofotes.
Possui ainda autonomia para permanecer no fundo do mar durante uma semana e pode atingir a velocidade máxima de seis nós. Todo o sistema do submarino é controlado por computador (desde os sistemas de purificação do ar, à segurança e navegação de ''alta precisão'' com dados sobre rumo, velocidade, profundidade, altitude e temperatura).
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação