DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Telemóvel com tradução de idiomas

Navegar na web com a voz

Reconhecimento de voz em português

Novo sistema de reconhecimento de voz

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/10/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
Reconhecer vozes do Holocausto
 
  Reconhecer vozes do Holocausto

Um grupo de investigadores da IBM e das Universidades do Maryland e Johns Hopkins (norte-americanas) procura desenvolver uma tecnologia capaz de seleccionar informações entre centenas de horas de gravações com sobreviventes do Holocausto.

O desafio será pegar em mais de 116 mil horas de gravações em suporte vídeo e áudio e tentar recolher dados sobre a II Guerra Mundial. O objectivo dos técnicos não é traduzir palavra a palavra, mas criar uma base de dados que relacione os testemunhos com determinados eventos e locais.

A principal dificuldade que se coloca a estes investigadores é conseguir criar um sistema que permita ''entender'' os 51 mil testemunhos. Embora as tecnologias para reconhecimento de voz comecem a ser frequentes, estas só funcionam quando o registo é audível (com boa dicção dos intervenientes e sem ruídos de fundo).

No caso dos testemunhos do Holocausto, os investigadores vão encontrar discursos em 30 línguas de pessoas com sotaques muito acentuadas e com a voz embargada pela emoção, o que aumenta o grau de dificuldade do projecto.

Mesmo assim, Bill Byrne, professor na Universidade Johns Hopkins, acredita no sucesso da missão. ''Queremos construir um sistema que seja suficientemente bom para reconhecer a maior parte das palavras que os historiadores queiram introduzir no motor de busca'' afirmou à Agência France Press.

O projecto denominado de MALACH (Multilingual Access to Large spoken ArCHives) é financiado em 7,5 milhões de dólares (1,6 milhões de contos ou 8,2 milhões de euros) pela Fundação Nacional para a Ciência norte-americana.



< Notícia anterior
Nokia 5510: MP3 Player e rádio FM
Notícia Seguinte >>
Internet chega quase a 3 milhões


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação