A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), organismo que regula o sector no Brasil, está a efectuar testes com um sistema que permite bloquear os sinais de telemóveis no interior das prisões.
Segundo uma nota divulgada pela agência (documento em PDF), a experiência durou quatro dias (entre 25 e 28 de Setembro) e foi realizada na Penitenciária Odon Ramos Maranhão, em Iperó, no estado de São Paulo.
A partir do complexo prisional, cerca de 15 técnicos e engenheiros da Anatel efectuaram várias tentativas para estabelecerem chamadas por telemóvel, dentro de uma área de 30 mil metros.
Os resultados foram mantidos em segredo, por razões de segurança, sabendo-se apenas que estão previstos mais 16 exercícios do género.
As cadeias brasileiras estão entre as mais perigosas do mundo, existindo no seu interior verdadeiras redes organizadas que, através de telemóveis e computadores portáteis, conseguem gerir actividades criminosas no exterior.
O programa de testes aos bloqueadores foi desenvolvido a pedido do Departamento de Política Penitenciária (Depen), organismo tutelado pelo Ministério da Justiça brasileiro.
Para a realização das experiências, a Anatel conta com o apoio de 12 fabricantes de equipamentos móveis, fazendo ainda parte do grupo de trabalho a Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel Celular (Acer).
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação