Está completo o primeiro e-book português. ''O Surfista'', um projecto do portal Clix, foi escrito por Rui Zink, com a ajuda de 400 cibernautas e registou cerca de 20 mil leitores durante os três meses de produção literária.
Micael Pereira, editor do projecto on-line disse à Digito que o elemento principal desta experiência foi a interactividade: ''Os leitores puderam acompanhar a escrita do livro em andamento e fizeram parte do processo de criação literária. Pela primeira vez, as pessoas sentiram que podiam influenciar a história, sendo, por isso, elementos activos na elaboração do livro''.
A escrita dos 39 capítulos de ''O Surfista'' obedeceu a um processo interactivo: Rui Zink publicava os capítulos no Clix, os cibernautas eram convidados a dar a sua opinião através de uma votação on-line, sendo que o autor se comprometia a respeitar a vontade da maioria, construindo semanalmente o enredo a partir das propostas mais votadas.
''Conseguimos enriquecer o projecto, introduzindo na literatura elementos próprios da Internet, como as ligações cruzadas, as ligações próximas e um tipo de acesso aos livros que não existia em Portugal'', referiu o responsável do Clix.
Segundo Micael Pereira, a experiência ainda não está concluída. Além da edição em papel, ''O Surfista'' vai continuar nas páginas do Clix, através de artigos que Rui Zink vai escrever no portal e das impressões sobre o livro, que os leitores deverão continuar a enviar.
''O Surfista'' vai ser agora editado em papel pelas Publicações Dom Quixote. O livro irá incluir os 39 capítulos, as ilustrações de Manuel João Ramos e os contributos enviados pelos leitores.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação