O intitulado ''computador dos pobres'', o Simputer, deverá estar disponível no mercado a partir do próximo mês de Novembro, de acordo com a Simputer Trust (grupo sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento do computador), noticiou ontem a agência Reuters.
Abreviatura de ''simple computer'' (computador simples), o Simputer foi desenvolvida na Índia com o objectivo de levar as novas tecnologias às zonas mais rurais. Por isso, terá um preço a partir de 200 dólares (cerca de 43 mil escudos), utilizando como sistema operativo o Linux e incorporando um processador Intel 200-MHz StrongARM SA-1100 RISC. Para funcionar necessita apenas de 3.5 volts de energia e possui ainda 32 MB de memória DRAM.
O computador é o resultado de dois anos de pesquisa e trabalho de design, conduzido pelo India Institute of Science, em colaboração com a Encore Software, a empresa que deverá ser a primeira a produzir e comercializar o Simputer. No primeiro ano espera vender 100 mil unidades, aumentando a fasquia para um intervalo entre 250 e 300 mil unidades no prazo de dois anos.
Vários países da América Latina, Ásia e Europa (incluindo Portugal) já mostraram interesse em comercializar o Simputer dentro das suas fronteiras.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação