DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10/08/2001 - Paula Cardoso Enviar por email   Versão impressora
'Redoma' protege cérebros de elite
 
 

Índia 2005 - a 1 hora de carro da cidade de Hyderaba, uma cidade estranha começa a nascer. No horizonte, começam a vislumbrar-se milhares de ''redomas brancas'', numa extensa área situada num vale, outrora abandonado. A visão que parece retirada de uma qualquer cidade futurista digna de filme de ficção científica será mesmo verdade dentro de poucos anos. Uma empresa norte-americana de software, a Catalyc, está a projectar uma cidade única no mundo, para albergar os milhares de funcionários.

Confrontados com o eterno problema de falta de mão-de-obra e alta rotatividade dos engenheiros de topo, os homens da Catalyc estão apostados em criar um ambiente único, que possa manter os funcionários motivados. É que apesar da extrema pobreza da população, a Índia exporta milhares de engenheiros e cientistas.

A ideia é combinar a cultura indiana com os padrões de vida norte-americanos. E nada vai faltar na Nova Oroville (assim chamada, em homenagem à terra natal de Engstrom e Porter, os fundadores da empresa): centros comerciais, cinemas, escolas, áreas de restauração (com direito a cozinha tradicional), courts de ténis, piscinas olímpicas, centros de fitness, arena para hóquei. Nem mesmo a religião ficou esquecida, com a construção de quatro igrejas dos vários credos que se praticam na Índia.
Lá dentro, nas casas, há espaço para o funcionário e família (média de 6 pessoas). Haverá também um escritório privado, com todas as comodidades - televisão por cabo, telefone, Internet.

As máquinas começaram a trabalhar nesta Primavera, sendo de esperar que a primeira fase (relativa à construção das casas) esteja concluída dentro de 3 anos.

Depois do muito trabalho a convencer o mundo da megalomania da ideia, a principal dor de cabeça de Engstrom e Porter é encontrar investidores que possam financiar todo o projecto. O custo total de Nova Oroville está orçado entre 150 a 250 milhões de dólares (34 a 57 milhões de contos). Números mesmo assim considerados uma pechincha, já que nos Estados Unidos a construção poderia tornar-se cinco vezes mais cara.



< Notícia anterior
Nano tubos com maior precisão
Notícia Seguinte >>
Bush a favor das células precursoras


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação