A Baxter International (que comercializa serviços e aparelhos de saúde) criou uma cadeira que permite aos dadores ocupar o tempo da recolha de sangue no desempenho de outras funções.
Os responsáveis da empresa chegaram à conclusão de que um dos principais motivos para as pessoas não darem sangue é a perda de tempo que a mesma implica.
Se nas doações normais não há grandes problemas (dado que a recolha não demora mais do que 10 a 20 minutos), no caso dos componentes sanguíneos (como plaquetas ou plasma) o problema é maior. São duas ou mais horas que se perdem e nem sempre os argumentos de que ''dar sangue é salvar uma vida'' são o bastante para literalmente prender uma pessoa a uma cama.
Agora, para rentabilizar 'o tempo perdido', a Baxter criou uma nova cadeira equipada com computador, leitor de DVD e auscultores. Enquanto pratica a boa acção do dia, o utente pode aproveitar para pôr a correspondência em dia, ou mesmo relaxar com música ou um bom filme.
Por enquanto, a cadeira destina-se à doação de sangue, mas de futuro pode vir a ter outras aplicações como é o caso dos tratamentos de hemodiálise.
Os protótipos do aparelho (que diga-se não está à venda no mercado) encontram-se no Centro de Sangue de Nova Iorque, sendo de esperar que, dentro de poucos meses, possam chegar a outros institutos mundiais.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação