A comissão europeia pronunciou-se hoje contra a clonagem humana, um dia depois do anúncio de que um grupo de cientistas se está a preparar para realizar novas experiências em Novembro.
Citada pela agência France-Press, a porta-voz da comissão, Andrea Dehman lembra que ''o procedimento é contrário à ética europeia''. Mas apesar da opinião dos comissários não deixar margens para dúvidas, a posição da Comissão Europeia só pode ser entendida como uma declaração de principios, já que a competência de legislar sobre a matéria pertence aos estados-membros (até ao momento, recorde-se, apenas a Grã-Bretanha proibiu por força de lei a clonagem humana).
Com o comunicado, a Comissão faz ver que está atenta ao problema, até porque, alerta Dehman ''esta tecnologia ainda está em fase inicial e comporta graves riscos como cancro ou o envelhecimento precoce dos embriões''.
Em dezembro passado, aquando da conclusão do primeiro mandato, o Grupo Europeu de Ética para as Ciências e Novas Tecnologias (organismo independente da Comissão Europeia) fez sair uma série de recomendações sobre a matéria.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação