DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10/07/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Portugal a meio da tabela
 
 

De acordo com o novo índice de ''realização tecnológica'' (que tem como base itens que vão desde a criação de tecnologia, difusão das tecnologias recentes e antigas até à qualificação dos recursos humanos), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual de 2001, Portugal ocupa a 27.ª posição no mundo.

De acordo com a Lusa, o relatório de 2001 do PNUD classifica Portugal como fazendo parte dos ''líderes potenciais'' neste sector, apesar de ser o mais atrasado dos países da União Europeia analisados (ficaram de fora a Dinamarca e o Luxemburgo).

Tendo sido analisados 72 países, a Finlândia ocupa a primeira posição, à frente dos EUA, seguida da Suécia e Japão. A liderança da Finlândia é explicada pelo facto de os finlandeses ''terem uma maior percentagem de pessoas que utilizam a Internet e de pessoas com formação em ciências avançadas''. O índice não mede nem o poderio tecnológico, nem a liderança mundial.

A título de exemplo, em 1998, enquanto que nos EUA foram atribuídas 289 patentes por milhão de habitantes e na Finlândia 187, em Portugal esse número situou-se nas seis patentes.



< Notícia anterior
DoCoMo com problemas nos telemóveis
Notícia Seguinte >>
Trapalhadas sucedem-se na Microsoft


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação