A Nokia já tem disponível no mercado o sucessor do seu topo de gama 9110, o novíssimo 9210 Communicator, com écran a cores, Internet a alta velocidade, correio electrónico, fax e suporte para aplicações do Office, a um preço de 219.900 escudos (IVA incluído).
O novo telefone móvel, que foi lançado na Mobile Internet Conference, em Praga, República Checa, para além de permitir a visualização e edição de documentos Word e Excel (e imagens em PowerPoint) e de aceder à Internet via WAP ou através de um browser HTML (que também suporta imagens), utiliza normas abertas como o sistema operativo Symbian (com Personal Java e C++), anteriormente conhecido como EPOC, e o SyncML (um protocolo em desenvolvimento que poderá tornar-se um standard para a sincronização de dados entre vários equipamentos).
O 9210 pesa 244 gramas, tem um display de alta resolução que suporta 4096 cores, tem uma autonomia de até 10 horas em conversação e de 230 horas em stand-by. Do imenso rol de características destaca-se ainda o suporte para High Speed Circuit Switched Data (HSCSD), que, segundo a Nokia, permitirá a transmissão de dados a velocidades até 43 kbps.
De acordo com um comunicado distribuído às redacções, a Nokia afirma estar a desenvolver um trabalho conjunto com vários criadores de aplicações, permitindo aos utilizadores ''adequar o Communicator às suas necessidades e interesses pessoais''.
Sobre o software complementar, destacam-se as parcerias com a Lotus, a Computer Associates International, a Tarantella, Citrix Systems e a RSA (software de autenticação SecurID).
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação