O deserto do Sahara foi o palco para uma descoberta de peso. Os restos mortais de um dinossauro jaziam nas areias quentes daquele local inóspito do Egipto. Trata-se do segundo maior animal alguma vez encontrado por especialistas, que deram conta do achado num relatório publicado, na edição de 31 de Maio, da revista Science.
Paralititan stromeri é a designação da criatura de 70 toneladas de peso e cerca de 30 metros, que há muitos milhões de anos se passeava pela Terra, alimentando-se de plantas.
A descoberta do primeiro osso do extenso esqueleto do animal, há cinco anos, significou para os investigadores um verdadeiro jackpot, já que estavam perante um dinossauro de dimensões nunca vistas, de acordo com a CNN.
''Era entroncado. Não era o mais comprido, nem o mais alto, mas era pesado'', explicou o paleontologista Josh Smith, da Universidade da Pensilvânia, um dos autores do relatório.
Um longo pescoço era uma das características do dinossauro, que viveu no período Cretáceo Superior e que acabou os seus dias numa zona pantanosa, que agora corresponde ao deserto do Sahara.
Apesar das dimensões, não foi fácil para a equipa de Smith procurar os ossos, isto porque, muitas vezes, tiveram que trabalhar em condições extremas, como tempestades de areia, que escondiam os achados.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação