DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Hackers russos e ucranianos em alta

Enriquecimento ilícito na Internet

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  28/05/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
'Avôzinho' hacker preso em Moscovo
 
  'Avôzinho' hacker preso em Moscovo

Um cidadão russo de 63 anos foi preso pela polícia de Moscovo acusado de comandar um ''gang'' de hackers que se dedicavam, a partir de cibercafés, a roubar números de cartões de crédito ocidentais.

O cidadão, um programador reformado, foi preso juntamente com outras cinco pessoas, entre as quais um polícia também reformado, e incorre numa pena de prisão que poderá chegar aos 10 anos.

O grupo de hackers dedicava-se a roubar números de cartões de crédito ocidentais que posteriormente utilizavam para efectuarem compras na Internet. Os ''ganhos'' da sua actividade eram posteriormente ''canalizados'' para um site que o grupo criou, que vendia informação sobre madeiras existentes na Rússia.

As actividades dos hackers oriundos da Europa de Leste são já bastante famosas. Normalmente começam por roubar informações bancárias confidenciais dos clientes e, não contentes com o seu feito, oferecem-se para resolver os ''buracos'' por onde penetraram nos sistemas informáticos das empresas. Chegam mesmo a fazer chantagem nos casos em que as empresas não aceitam a ''oferta'' dos seus serviços, ameaçando colocar os números dos cartões de crédito na Internet ou vendê-los a grupo de crime organizado.

Este caso é ligeiramente diferente mas ''deita por terra o mito de que os hackers são génios de 14 ou 15 anos'', referiu Dmitri Chepchugov, chefe do departamento de crimes informáticos da polícia de Moscovo, em declarações à BBC.

De acordo com este responsável policial, o grupo já tinha roubado cerca de 10 mil libras (3.300 contos) e preparavam-se para conseguir mais 30 mil de outros cartões de crédito.



< Notícia anterior
Submarino encerra em Portugal
Notícia Seguinte >>
Nasa dispara sonda contra cometa


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação