Os europeus passam em média 5.25 horas, por semana, ligados à Internet no local de trabalho. O Reino Unido e a Itália são os países que mais utilizam as auto-estradas de informação durante o expediente.
Estas são, pelos menos, algumas das conclusões de um estudo, realizado pela Websense e pela Taylor Nelson Sofres Interactive, que tem como objectivo determinar quanto tempo os trabalhadores passam na Internet, quanto tempo desperdiçam a ver sites não relacionados com as suas tarefas e, neste caso, quais são os sites que estão no top das preferências dos europeus.
O estudo, que recolheu os depoimentos de 800 trabalhadores do Reino Unido, Alemanha, Itália e França, adianta que 29 por cento dos franceses questionados admite visitar sites não relacionados com o trabalho. No entanto, esta percentagem aumenta para 51 por cento no caso dos italianos. Entre aqueles que admitem a utilização de sites por motivos pessoais, o estudo estima que cerca de três horas, por semana, são perdidas nessas pesquisas.
Ainda no que respeita às visitas por motivações pessoais à Net, concluiu-se que os sites de viagens são os mais desejados, seguidos pelos educacionais, de passatempos, de compras e desportivos.
Refira-se que um terço dos inquiridos afirmou que se sentiria incomodado se os colegas visitassem sites não relacionados com o trabalho. Aqui, as diferenças acentuam-se: 22 por cento dos franceses responderam afirmativamente, enquanto que nos alemães essa parcela atingiu os 35 por cento.
Recolhidas as opiniões de alguns vizinhos europeus sobre a utilização da Internet no horário de trabalho, não deixaria de ser interessante auscultar os portugueses sobre o assunto. Talvez, os resultados fossem surpreendentes.
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