A Biblioteca Nacional (BN) quer promover o acesso às teses e dissertações produzidas nas universidades portuguesas, através da Internet. Para tal, apresenta, na sexta-feira, em Lisboa, o projecto DiTed.
As teses e dissertações estão cobertas pela lei do Depósito Legal, que obriga ao envio de uma cópia para a Biblioteca Nacional. A colocação dos documentos na Internet pode trazer grandes vantagens, como explicou à Agência Lusa José Luís Borbinha, director de serviços de Inovação e Desenvolvimento da BN.
''O problema é que, passado algum tempo, muitos desses documentos estão em mau estado, além de existir apenas uma cópia de cada''. Por isso, segundo Borbinha, seria muito mais interessante que as universidades enviassem à BN as teses e dissertações em formato on-line, o que possibilitaria uma consulta mais alargada e o acesso quase instantâneo.
O DiTed (Dissertações e Teses Digitais), um sistema operacional desenvolvido pela BN, o INESC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) e o Instituto Superior Técnico, vai ser apresentado, sexta-feira, dia 20 de Abril, às universidades.
Refira-se que o sistema DiTed, que está pronto a ser implementado, vem na sequência de outras iniciativas semelhantes a nível mundial, apoiadas pela UNESCO, que têm por objectivo criar, no futuro, uma biblioteca digital internacional de teses e dissertações.
Depois do Serviço Público Directo e de outras iniciativas estatais para colocar serviços na Internet, de que é exemplo a consulta do relatório de bens e serviços da Administração Pública, a iniciativa da BN dá mais um passo em frente na aproximação de entidades do Estado à rede.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação