|
Já há algum tempo que muitos cientistas e programadores pensam em atribuir aos computadores a capacidade de entender e comunicar com os humanos da mesma forma que conversamos entre nós. Tendo isto em conta a empresa israelita Artificial Intelligence Enterprises afirma ter desenvolvido um software com inteligência artificial capaz de tal feito.
Hal é o nome do software desenvolvido pela empresa que consegue manter um certo nível de diálogo com um vocabulário ao nível de uma criança com cerca de 15 meses de idade. Segundo o que foi publicado pela New Scientist, algumas transcrições de diálogos gerados pelo software conseguiram convencer alguns especialistas que pensaram realmente estar a ler diálogos genuínos.
O programa Hal não utiliza as usuais técnicas estatísticas que interligam várias palavras tentando-as aproximar o mais possível das regras gramaticais, mas antes possui algoritmos de aprendizagem que lhe permitem aprender à semelhança dos humanos. Neste caso o programa reagiu a histórias infantis que lhe foram introduzidas por uma pessoa, tendo como ''força de vontade'' o apoio de quem introduziu a história.
O próximo objectivo da empresa e desenvolver o software para possuir a habilidade linguística de uma criança de cinco anos de idade. Deste modo a empresa espera que num curto espaço de tempo, a utilização de teclados para introdução de dados seja coisa do passado.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|