|
Desenvolvido no Sandia National Laboratories, o pequeno robot pesa menos de 28 gramas e seu tamanho ronda o de uma moeda de 50 escudos. Este utiliza como alimentação três baterias como as de relógio que alimentam um processador com 8K de ROM, e dois motores que servem como força motriz para as rodas.
O pequeno robot utiliza lagartas para se deslocar, como num tanque de guerra, tendo em experiência atingido velocidades da ordem dos 50 centímetros por minuto.
Ed Heller, um dos investigadores que participou no projecto, acha que ''este pode ser o robot do futuro capaz de elaborar difíceis tarefas como localizar e desarmar minas terrestres, ou até mesmo ajudar na detecção de armas biológicas e químicas''.
A equipa responsável pelo desenvolvimento espera ainda instalar sistemas de comunicação wireless nos pequenos robots, para além de câmaras, microfones e sensores químicos. A ideia é que grupos destes robots possam elaborar tarefas em conjunto como insectos, comunicando e trocando informações entre si.
O Sandia National Laboratories vem desenvolvendo estes robots desde 1996 quando da introdução do MARV (Mini Autonomous Robot Vehicle), vindo a trabalhar em conjunto com outras instituições para não só melhorar as funcionalidades dos robots, mas também reduzir ainda mais o seu tamanho.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|