|
Dois cientistas da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos idealizaram e construíram um protótipo de um motor esférico, que poderá vir a ser utilizado em várias aplicações práticas graças à sua versatilidade e liberdade de movimentos em três dimensões.
Entre possíveis utilizações práticas para o motor estão incluídas um braço robô de alta precisão para reparações em missões espaciais, ou até mesmo um rato inteligente para computador que, graças ao movimento em três dimensões, poderia interagir com o utilizador ''puxando-o'' para uma determinada direcção numa página da Internet, por exemplo.
Elaborado por David Stein e Gregory Chirikjan, o motor é formado por duas partes: uma esfera oca que possui cerca de 80 imãs distribuídos pela superfície interior, e uma base hemisférica composta por 16 electroímanes. A esfera é posicionada em cima da base hemisférica, e rola em diferentes direcções consoante a sequência de electroímanes que são activados através de um programa de computador, criando a força necessária para rolar a esfera numa determinada direcção.
Se for desenvolvido, este tipo de motor poderá superar algumas dificuldades técnicas actualmente existentes. Por exemplo, alguns braços mecânicos precisam de pelo menos seis motores convencionais para proporcionar o mesmo movimento de um braço humano.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|