|
Um grupo de cientistas da empresa farmacêutica Glaxo Wellcome desenvolveu um composto capaz de diminuir a queda de cabelo de doentes com cancro.
A queda de cabelo nos doentes que sofrem de cancro é um dos efeitos secundários dos tratamentos a que são sujeitos, nomeadamente quando são sujeitos a quimioterapia. Esta queda ocorre porque grande parte das drogas anti-cancro ''mata'' as células que se dividem muito rapidamente, incluindo as células epiteliais dos folículos do cabelo e também as células dos tumores.
Actualmente não existe nenhuma forma de a impedir. Uma das medidas é cobrir a cabeça com uma espécie de ''touca'' capaz de arrefecer o couro cabeludo. Assim, o fluxo sanguíneo é diminuído e, consequentemente, também o fluxo de drogas naquela região é reduzido.
Mas um grupo de investigadores da Glaxo Wellcome desenhou um novo composto capaz de prevenir a queda do cabelo e que foi testado em ratos sujeitos aos mesmos tratamentos dos doentes com cancro.
A equipa de investigadores, liderada por Stephen Davis, enfrentou o problema parando a divisão celular nos folículos do cabelo. Para tal utilizaram um composto que bloqueia a enzima CDK2, que detém um papel central no ciclo de vida natural das células.
O composto foi aplicado directamente no couro cabeludo de ratos. Em seguida, e depois de lhes terem administrados dois tipos de medicamentos anti-cancro, a queda de cabelo na zona onde tinha sido aplicado o composto foi reduzida em cerca de metade.
Este avanço, publicado na revista Science, pode ser bastante importante para minorar a depressão sofrida pelos doentes com cancro, contribuindo para um aumento da sua qualidade de vida.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|