|
A sonda espacial Cassini, na sua passagem mais próxima de Júpiter, conseguiu várias imagens das famosas tempestades que assolam a atmosfera do maior planeta do Sistema Solar, e os cientistas esperam que os novos dados recolhidos pela sonda possam ser utilizados para a melhor compreensão da atmosfera do nosso planeta.
Segundo Andrew Ingersoll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, ''as novas imagens sugerem que as grandes tempestades obtêm a sua energia a partir da absorção de menores tempestades''. Ingersoll continua dizendo que ''o clima é muito diferente em Júpiter, e nós gostaríamos de saber o porquê dele ser tão estável quando comparado com o clima da Terra''.
Entre algumas das imagens encontra-se a conhecida mancha vermelha visível com o auxílio de alguns telescópios, e que os cientistas pensam ser uma tempestade com mais de 300 anos. A mancha vermelha distribui-se por uma área com cerca de três vezes a largura da Terra.
No entanto a missão principal da sonda Cassini é o planeta Saturno e esta aproximação a Júpiter, uma distância de 9,7 milhões de quilómetros, serve para a sonda conseguir aceleração gravitacional para continuar a sua viagem até Saturno, onde deverá chegar a 1 de Julho de 2004.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|