|
Robert Twigs, professor de engenharia aeroespacial na Universidade Stanford, juntamente com Dale Richards tiveram a ideia de desenvolver um pequeno satélite com cerca de 10 cm de largura e aproximadamente um quilo de peso, que pode ser adquirido por qualquer pessoa que queira ter o seu próprio satélite em órbita.
Denominado CubeSat, o pequeno satélite será comercializado por um preço de 45 mil dólares (10.600 contos) e deverão ser colocados em órbita com o auxílio de mísseis russos que foram retirados de serviço.
Na opinião dos inventores, Dale e Robert, o CubeSat pode ser utilizado para o teste de microprocessadores e outros componentes electrónicos em órbita, ou até serem equipados com sensores para a recolha de dados quando em órbita terrestre. O único problema é o seu reduzido tamanho, que pode limitar a quantidade do equipamento levado a bordo.
Na opinião de Robert Twigs, ''algum dia alguém irá querer ter o seu próprio satélite em órbita, e essa ideia não é assim tão absurda. Se compararmos com a Internet há cinco anos atrás, muitos não pensavam em grandes desenvolvimentos, e no entanto temos agora muitas aplicações e várias utilidades''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|