|
A empresa norte-americana Dallas Semiconductor desenvolveu um chip baseado em Java que poderá ser utilizado para uma série de tarefas que recorram a assinaturas digitais, e devido ao seu reduzido tamanho (16 mm), poderá ser incorporado em objectos de utilização diária como anéis e relógios.
Denominado iButton, o chip Java-based encontra-se no interior de uma caixa de aço e o interface eléctrico é reduzido ao mínimo necessário, possuindo uma linha de dados e uma ligação à massa. A alimentação do chip é feita através de energia ''roubada'' à linha de dados ou através de uma célula de lítio que pode ser incorporada.
Este iButton Java-based apresenta 64Kb de ROM e 134Kb de RAM e pode armazenar cerca de 30 certificados digitais. Além disso, o chip inclui uma Java Virtual Machine para possibilitá-lo correr applets Java, que podem ser utilizados para o preenchimento de formulários na Internet ou para transacções comercias digitais. O iButton também terá a possibilidade de ser actualizado para ser utilizado com aplicações para a Web.
A Dallas Semiconductor espera que este chip venha a ser utilizado por empresas que utilizem acessos de segurança que exijam nomes e senhas de acesso, como no caso de portas de entrada em determinados locais, ou até para a transmissão de e-mail com protocolos de segurança.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|