|
A utilização de robôs que saltam poderá vir a ser uma solução viável para a exploração de terrenos muito acidentados em outros planetas, tendo a habilidade de transpor obstáculos que os robôs que utilizam as comuns rodas não conseguem.
Esta é a ideia do cientista Rush Robinett, do Sandia National Laborattories nos Estados Unidos, a partir da sua observação dos gafanhotos. Segundo Robinett ''a ideia partiu da observação dos gafanhotos, que saltam de maneira aleatória e que quando chegam ao chão saltam novamente numa direcção arbitrária''.
Medindo cerca de 20cm de altura, o robô ''saltitão'' é impulsionado por pistão à combustão conseguindo saltar até 10m de altura. Utilizando 20g de combustível, o robô tem uma autonomia de oito quilómetros, e sua forma peculiar lhe permita chegar ao solo sempre na correcta posição para o próximo salto.
Na opinião do especialista em robótica do Jet Propulsion Lab da NASA Gary Haith, ''os robôs cujo design é inspirado em seres vivos deverão ser a opção no futuro, mas não deveremos ver grandes evoluções pelo menos na próxima década, uma vez que estamos muito acostumados a utilização de rodas e máximo controlo''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|