Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
TheBurgler

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/10/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
''Perdidos'' e ''Achados'' na Net
 
  ''Perdidos'' e ''Achados'' na Net O TheBurglar é um site cheio de ''boas intenções''. Oriundo do Reino da Dinamarca, e a operar também nos EUA e Reino Unido, propõe-se ''mediar'' a restituição de bens furtados ou perdidos, ligando as vítimas dos roubos às pessoas que ''acharam'' os objectos.

Para que isso aconteça, tanto o achador como a vítima terão que efectuar o registo no site. O achador preenche um formulário onde descreve o artigo que ''encontrou'', descrição essa que é adicionada a uma base de dados. A vítima, como se não bastasse já a sua má sorte, tem de pagar 5.95 libras (dois mil escudos) para colocar um anúncio sobre o bem que lhe roubaram.

Existe ainda outro ''actor'' nesta novela: as companhias de seguro. Também estas empresas podem anunciar no TheBurglar mas apenas mediante registo.

Sempre que o TheBurgler encontra, nas suas bases de dados, um objecto que coincida com um anúncio colocado pela vítima, entra em contacto com o achador para verificar o bem em causa. Em seguida, incentiva as companhias de seguros ou as vítimas a entrar em negociações com o achador, para encontrar um montante que sirva de recompensa pela restituição do objecto.

Durante este processo, a identidade dos actores envolvidos permanece anónima. Existe ainda outro pormenor que pretende demonstrar que este serviço não é ilícito, apesar de uma das frases-chave ser ''O link para o Underground'': ''o TheBurgler não lida com casos de rapto de pessoas ou bens''.

É por estas e por outras que a maioria dos analistas afirma que o site viola claramente as leis, ao vender, em espaço aberto, bens que foram, provavelmente, roubados.

< Notícia anterior
Fujitsu com discos rápidos
Notícia Seguinte >>
Eleita nova direccção da ICANN


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação