DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Duke University Medical Center

Nature Medicine

telomerase

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  30/08/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Vacina universal contra o cancro
 
  Um grupo de cientistas norte americanos afirmou ser possível a criação de uma vacina capaz de evitar a maior parte dos tipos de cancro.

Segundo um artigo da publicação Nature Medicine, o grupo de cientistas descobriu uma proteína comum a quase todos os tipos de cancro que pode ser usada para estimular células imunitárias a combaterem a doença. Numa experiência baseada nesta descoberta os cientistas conseguiram que, num tubo de ensaio, células imunitárias especialmente criadas atacassem e destruíssem células humanas cancerosas de vários tipos. Noutra experiência foi mesmo possível reduzir o crescimento de tumores em ratos.

A hipótese de uma vacina universal contra o cancro surge porque durante as experiências foi possível a criação de um antigénio, substância que, no seio do organismo animal, pode actuar estimulando a formação dos chamados anticorpos, o princípio do funcionamento da vacina. O antigénio universal seria a solução de tratamento para todos os doentes com cancro.

O professor Eli Gilboa, da Duke University Medical Center, chefe destas pesquisas, conseguiu bons resultados com a telomerase, uma enzima que ajuda a evitar a morte natural das células mas que se julga estar relacionada com o desenvolvimento do cancro. Os cientistas modificaram células que activaram o sistema imunitário de forma a que este ataque células que produzem telomerase.

A resposta imunitária estimulada pela vacina baseada na telomerase pode ser uma boa forma de prevenção e combate ao cancro, mas infelizmente tem também efeitos secundários, pois algumas células sãs que produzem valores elevados de telomerase são também atacadas.

< Notícia anterior
Apoio ao Linux em multiprocessadores
Notícia Seguinte >>
Clié, o PDA da Sony


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação