|
Afinal os nossos antepassados eram mais evoluídos do que se pensava. Nas cavernas de Lascaux, em França, foi descoberto um mapa, que se pensa ter cerca de 16.500 anos, que representa três estrelas - Vega, Deneb e Altair - que formam o ''Triângulo de Verão''.
Para Michael Rappenglueck, investigador da Universidade de Munique, a descoberta deste mapa do cosmos pré-histórico, pode significar que as cavernas de Lascaux (descobertas em 1940 e famosas pelas pinturas rupestres inscritas nas suas paredes) tenham servido como uma espécie de planetário para os nossos antepassados.
As gravuras, descobertas no Poço do Morto, são constituídas por desenhos de um touro, um estranho homem-pássaro e ainda um outro pássaro. No conjunto formam um mapa em que os olhos dos três ''animais'' representam as estrelas Vega, Deneb e Altair.
Também na entrada das cavernas de Lascaux foram encontrados desenhos de um conjunto de estrelas conhecidas como as Sete Irmãs, por cima do desenho de um magnífico touro.
Dentro do Touro estão desenhadas várias estrelas possíveis de identificar nos céus daquela região. Actualmente, essas estrelas estão incluídas na Constelação Taurus. Mais uma vez bate certo...
O investigador alemão encontrou ainda outro mapa estrelar, com cerca de 14 mil anos nas montanhas de Pico del Castillo, em Espanha. Neste caso o conjunto de estrelas representava a ''Constelação Coroa do Norte'' (Corona Borealis).
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|