DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  22/05/2000 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Cisco e redes sem fios
 
  (Lusa) - Para responder às exigências de mobilidade e rapidez das empresas, a Cisco Systems apresentou hoje um conjunto de soluções para rede local sem fios, com transmissões a 11 Megabits por segundo e de fácil implementação.

O sistema Aironet 340 possibilita aplicações de rede sem fios em edifícios, garantindo igualmente a interligação de diferentes locais.
O conjunto de soluções sem fios da Cisco fornece interligações ponto-a-ponto ou ponto-multiponto até uma distância de 40 quilómetros.

A cada ponto de acesso instalado podem aceder cerca de 1000 utilizadores através de portáteis ou computadores pessoais equipados especificamente pela Cisco com adaptadores.
Por exemplo, no Porto de Aveiro, a Cisco vai instalar uma rede local que permitirá a transmissão de vídeo, dados e voz entre diferentes pontos de vigilância.
''O mercado está mais atento à mobilidade, cada vez é mais necessário ter aparelhos pequenos e móveis e aceder aos dados em qualquer lugar'', considerou Nuno Ribeiro, da Cisco Systems Portugal.
O Aironet 340 apresenta ainda ''as vantagens inerentes à eliminação dos custos fixos de aluguer de linhas, de longos períodos de espera para instalação e das barreiras físicas entre edifícios'', continuou Nuno Ribeiro.

''Esta tecnologia é fácil de instalar, rápida de implementar e de fácil rentabilização'', disse.
Através da rede local sem fios, os adaptadores comunicam a uma velocidade de 11 megabits por segundo, valor semelhante às ligações tradicionais, com uma largura de banda suficiente para a maior parte das aplicações empresariais, garantem os responsáveis.
Outra vantagem da Aironet é a total integração com a estrutura física existente, o que permite passar de uma comunicação tradicional para uma sem fios, referiu Nuno Ribeiro.

Quanto à segurança, questão importante já que existem pontos de acesso externos, a Cisco garante um método de encriptação que vai até aos 128 bits, ainda que ''40 bits seja o valor médio de encriptação utilizado pelas empresas nacionais'', explicou.
O sistema está já disponível no mercado português. Os custos de instalação ''variam conforme as necessidades de cada empresa, mas um ponto de acesso com segurança máxima deverá rondar os 250 contos e cada adaptador para o computador deverá ter um custo entre os 30 a 50 contos'', disse.

Os mercados para esta tecnologia, dizem os responsáveis, estão bem definidos, por exemplo, instalações temporárias que não justificam um grande investimento em infra-estruturas que serão abandonadas passado algum tempo, como aconteceu no Estoril Open deste ano.
A Cisco Systems é líder mundial em infra-estruturas de rede para Internet.

< Notícia anterior
Sic.com no fim do Verão
Notícia Seguinte >>
Novo processador Xeon da Intel


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação