|
(Lusa) - A nave da carga Progress-M1-2, que alcançou hoje a sua órbita operacional, ruma à estação orbital MIR, revelou um porta-voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais.
A Progress foi lançada na terça-feira à noite (21:00 em Lisboa) do cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, separando-se 17 minutos depois do foguetão propulsor Soyuz-U para continuar viagem em modo automático, disse a mesma fonte.
A nave transporta duas toneladas de combustível para elevar ou reduzir a altura da órbita da MIR, oxigénio e 730 quilogramas de alimentos, água e equipamento para experiências científicas.
Segundo o plano de voo, a Progress-M1-2 acostará automaticamente à MIR na quinta-feira à noite (22:30 em Lisboa).
Em caso de falha dos sistemas, a manobra de acostagem será executada pelos cosmonautas Serguéi Zaletin e Alexandr Kaleri, que se encontram a bordo da MIR desde 06 de Abril.
Zaletin e Kaleri integram a expedição número 28 em serviço na MIR, que esteve em modo de voo automático durante quase sete meses por falta de orçamento para financiar o programa espacial russo.
Para Zaletin este é o primeiro voo espacial e para Kaleri o terceiro, após missões a bordo da estação em 1992 e 1996.
Durante os pelo menos 45 dias que deverão permanecer a bordo, uma vez que a expedição poderá prolongar-se por 60 ou 70, os cosmonautas filmarão sequências de um filme comercial sobre o cosmos.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|