|
As redes de fibra óptica que ligam as unidades dos militares nas principais cidades do país vão ser usadas pelo operador de telecomunicações na rede fixa da Sonae. A Novis conseguiu um acordo na passada sexta feira com o Exército Português que lhe permite utilizar as redes de fibra óptica que são usadas pelas unidades do Exército para as suas comunicações privadas.
Estas redes ascendem na zona da grande Lisboa a cerca de 100 quilómetros e no grande Porto perto de 20 quilómetros, cobrindo ainda as principais capitais de distrito do país. Este acordo contempla também os dispositivos de telecomunicações (antenas) instalados em torres militares.
Este conjunto de infra-estruturas do Exército representa, para a Novis, o acesso a uma rede urbana que, depois de complementada por acessos locais, vai permitir a transmissão de voz, dados e imagem ao cliente final.
Cerca de quatro milhões de contos vão ser investidos até final no ano em redes urbanas pela Novis , e com este acordo a empresa assegura a manutenção nas zonas de utilização comum além de permitir o acesso do Exército à "espinha dorsal" da rede de telecomunicações que vier a instalar entre Lisboa e Porto.
No que toca aos grandes clientes empresariais, a Novis vai começar já a partir de Maio em testes-piloto de acesso fixo via rádio usando tecnologia desenvolvida com equipamentos fornecidos pela Siemens que não necessita de instalações de cabos de fibra óptica, tendo por isso uma implementação mais rápida.
Os objectivos da Novis apontam para a existência de uma rede com 950 quilómetros de extensão e para uma facturação de dez milhões de contos no final do ano.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|