|
(Lusa) - O secretário de Estado da Comunicação Social, Arons de Carvalho, revelou hoje que o governo vai abrir concurso público para a televisão digital no prazo de dois meses.
Arons de Carvalho adiantou que o governo espera que todo o processo para o arranque da televisão digital esteja pronto a ser uma realidade dentro dos próximos dois anos.
Segundo o secretário de Estado, este é um dos campos em que se verifica ainda algum atraso de Portugal em relação à maioria dos países da comunidade europeia e que o governo está apostado em solucionar.
Na sua intervenção como tutelar do sector da comunicação social portuguesa, Arons de Carvalho dissertou sobre as vantagens, malefícios e desafios da coexistência de órgãos de comunicação privados e estatais.
Debruçou-se particularmente sobre a televisão estatal (RTP), que caracterizou como atravessando "uma crise de estrutura" motivada pelo sobredimensionamento.
Outro factor que Arons de Carvalho considerou relevante foi o equilíbrio do serviço público, "muito dispendioso", bem como o nível de audiências, que se traduz normalmente numa "crise de legitimidade, muito contestada" devido aos baixos índices que a RTP apresenta.
No entanto, salientou que as baixas audiências são muitas vezes consequência de uma produção de cariz mais cultural e de maior qualidade, dando como exemplo a quantidade de telenovelas oriundas do Brasil apresentadas nos canais privados, em contraste com as portuguesas que passam no canal do Estado.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|