|
(Lusa) - Cientistas da Universidade de Aveiro (UA) participam num projecto europeu que permitirá desenvolver lâmpadas mais económicas usando díodos emissores de luz com diferentes cores, entre as quais as primárias: azul, vermelho e verde.
Os díodos emissores de luz são dispositivos minúsculos que emitem uma luz intensa. São constituídos por camadas alternadas muito finas de materiais diferentes. A grande vantagem destes díodos é que emitem uma luz muito intensa, usando tensões da ordem de um ou dois volt. Usar estes díodos para substituir as lâmpadas incandescentes será uma das possíveis aplicações deste trabalho.
"As lâmpadas incandescentes trabalham normalmente a 220 volt e perdem muita energia na forma de calor", disse à Agência Lusa Estela Pereira, responsável pela investigação na UA. Segundo a investigadora a eficiência energética dos díodos, medida pela taxa de conversão da energia eléctrica em luminosa, é muito maior.
"Se se conseguir fazer díodos que emitam as três cores primárias, formando a luz branca, é possível ter lâmpadas mais económicas, trabalhando com baixo custo de energia", resume. O objectivo do trabalho é criar díodos emissores de luz que sejam mais luminescentes.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|