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  18/02/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
DoubleClick sob investigação
 
  A empresa de publicidade na Internet DoubleClick está a ser investigada pela FTC e por diversos estados norte-americanos por potencial violação da privacidade dos utilizadores.

A DoubleClick poderá ser acusada de violar a privacidade dos utilizadores de Internet e está a ser investigada pela Federal Trade Comission (um organismo do governo norte-americano) e por diversos estados daquele país.
Em causa está a recolha de dados pessoais em diversos sites da rede DoubleClick, a monitorização dos hábitos de navegação dos utilizadores nos sites da rede e a utilização dos dados associados a compras por catálogo em papel da Abacus Direct, uma empresa recentemente adquirida pela DoubleClick.

A DoubleClick tem vindo a testar formas de ligar os dados de compras por catálogo aos dados dos utilizadores que navegam em sites da rede DoubleClick, uma iniciativa fortemente criticada pelos defensores de privacidade e agora investigada pela FTC e por diversos estados norte-americanos.

A DoubleClick é capaz de recolher muita informação porque no momento em que um utilizador visita um site com um espaço publicitário desta empresa, é colocado um ''cookie'' relativo à DoubleClick no computador do utilizador (este cookie terá, tipicamente apenas um número de série). Se o utilizador preencher um formulário num dos sites da rede o número de série do cookie poderá ficar relacionado com os dados pessoais e a partir daí os hábitos de navegação e compras online do utilizador (em sites da rede DoubleClick) poderão ficar armazenados numa base de dados.

A DoubleClick afirma, no entanto, que este novo serviço de recolha e combinação de dados está a ser testado apenas num número muito restrito de web sites e sempre com o conhecimento do utilizador que é informado antes de preencher um formulário ou de revelar dados pessoais.

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