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  31/01/2000 - João Beltrão Enviar por email   Versão impressora
DoubleClick e a privacidade
 
  Nomes, moradas, sites visitados, produtos comprados na net e por catálogo, tudo isto poderá fazer parte da enorme base de dados da DoubleClick.

A DoubleClick, uma empresa que gere e vende publicidade na Internet, comprou recentemente a Abacus Direct, uma empresa que detém uma gigantesca base de dados com os hábitos de compras feitas através de diversos catálogos norte-americanos.

Ambas as empresas não escondem que estão a testar um novo serviço para combinar a informação recolhida on-line com a informação da Abacus. Na prática isto significa que o utilizador poderá preencher um formulário num site da rede DoubleClick e toda a informação relativa aos seus hábitos, compras e sites visitados (quer em sites representados pela DoubleClick quer em catálogos da Abacus Direct) ficarão armazenados na base de dados da DoubleClick.

Esta potencial violação de privacidade a uma escala nunca antes vista já deu origem a uma acção em tribunal interposta por uma mulher norte-americana que acusa a DoubleClick de recolher ilegalmente dados sobre os utilizadores que visitam sites da rede DoubleClick.

A DoubleClick é capaz de recolher muita informação porque no momento em que um utilizador visita um site com um espaço publicitário desta empresa, é colocado um ''cookie'' relativo à DoubleClick no computador do utilizador (este cookie terá, tipicamente apenas um número de série). Se o utilizador preencher um formulário num dos sites da rede o número de série do cookie poderá ficar relacionado com os dados pessoais e a partir daí os hábitos de navegação e compras online do utilizador (em sites da rede DoubleClick) poderão ficar armazenados numa base de dados.

A DoubleClick afirma, no entanto, que este novo serviço de recolha e combinação de dados está a ser testado apenas num número muito restrito de web sites e sempre com o conhecimento do utilizador que é informado antes de preencher um formulário ou de revelar dados pessoais.

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