|
(Lusa) - A NATO anunciou hoje que vai estar atenta, graças ao seu Centro Euroatlântico de Coordenação das Reacções em caso de Catástrofe, EADRCC, aos incidentes ligados ao bug informático que possam ocorrer ''em todo o mundo'' na passagem para o ano 2000.
O Centro ''funcionará 24 horas sobre 24 durante o fim-de-semana do Novo Ano e, se necessário, mais tempo'' e ''poderá servir de testemunha ocular e auditiva para os 45 países'' membros do Conselho de Parceria Euroatlântica, CPEA, precisou a aliança num comunicado.
Diz ainda a NATO que, ''em caso de incidente sério que possa ter consequências graves e exigir uma assistência internacional'', o Centro está ''preparado para agir nos países sinistrados''.
Nesses casos, o EADRCC funcionará como ''órgão centralizador para os pedidos de ajuda'' e coordenará ''as ofertas de assistência internacionais, em cooperação com o Gabinete de coordenação dos assuntos humanitários das Nações Unidas''.
Caberá ainda ao Centro manter-se ''em contacto com as Nações Unidas, a União Europeia e a Agência internacional da Energia Atómica (AIEA)''.
O CPEA reúne os 19 países da NATO e 26 países parceiros, entre os quais a Albânia, Áustria, Bielorrússia, Bulgária, Finlândia, Irlanda, Cazaquistão, Lituânia, Eslováquia, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|