|
(Lusa) - O Mundo da Ciência e da Tecnologia dispõe-se na próxima semana a satisfazer a curiosidade dos cidadãos, para, mais do que simplificar, sublinhar o essencial de uma área que é o motor mais potente do desenvolvimento.
Trata-se da segunda edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), que conta com a adesão de universidades, centros de investigação, escolas, laboratórios do Estado, associações culturais e científicas, empresas, museus, autarquias e politécnicos.
Estão agendadas por todo o país centenas de iniciativas de divulgação destinadas a trazer até junto do público a ciência, a tecnologia e a sociedade de informação.
São muitos os momentos agendados, mas há pontos mais altos que mereceram a atenção do governo e do chefe do Estado. O Ministro da Ciência e da Tecnologia, o chefe do Governo, António Guterres, e o Presidente da República, Jorge Sampaio, testemunharão alguns dos momentos previstos.
Trata-se de responder em todo o país a perguntas como a que chegou por correio electrónico ao MCT: um garoto de uma escola reclamou junto do ministro que, tendo visitado com os colegas o Oceanário, no Parque das Nações, em Lisboa, lhe negaram a possibilidade de ver os bastidores, todo o trabalho de laboratório que permite o que é visível ao público.
A semana que se avizinha pretende, precisamente, que os bastidores da investigação se revistam do vidro que separa os curiosos das espécies patentes no Oceanário.
''Que sejam dias de aprendizagem, de curiosidade e de partilha de conhecimentos'', sublinha um documento de apresentação da iniciativa divulgado hoje pelo MCT.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|