DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  26/08/99 - Lusa Enviar por email   Versão impressora
Maravilhas da electrónica em Berlim
 
  (Lusa) - Televisões planas, câmaras de vídeo de bolso com estúdio de montagem ou telemóveis com ligação à Internet vão ser algumas das grandes atracções da 42/o Salão de Audiovisual de Berlim (IFA).

O maior certame mundial do género, que contará com 872 expositores de 36 países, distribuídos por uma área de 160 mil metros quadrados, abre ao público no sábado, no Internacional Congress Center da capital alemã.

"Quanto mais pequeno e mais potente, melhor", parece ser a palavra de ordem desta IFA. Uma das grandes novidades será a apresentação do leitor de Digital Versatile Disc (DVD) mais pequeno do mundo, da Panasonic, com um "écran" de cinco polegadas e som estereofónico.

Quanto ao leitor de MP3 da Samsung, é mais pequeno do que um vulgar maço de cigarros, e além de poder memorizar ficheiros de música, serve também de gravador e lista telefónica.
A Blaupunkt continua a marcar pontos no domínio dos autorádios, e desta vez apresentará um modelo com telemóvel e comando de voz: quando se diz o nome de determinada pessoa, o aparelho pára a música e liga automaticamente para ela, e pode-se então conversar sem sem tirar as mãos do volante.

No sector dos telemóveis, poderão ver-se os primeiros aparelhos que podem ser utilizados simultaneamente para a rede fixa e para a rede móvel, porque adivinham se o portador está em casa ou não. Em casa e nas proximidades, o utente só paga a tarifa da rede fixa, mas quando se afasta mais de 200 ou 300 metros da sua residência terá de pagar chamadas de telemóvel.
A Nokia, que já tinha marcado pontos com o seu novo Communicator 9110, um telemóvel de tamanho já bastante reduzido, mas com acesso à Internet, envio de e-mails e faxes e um apreciável banco de dados, traz também para a IFA um sensacional protótipo, que além de ser telemóvel é também televisor de bolso.
Quanto à D-2 Privat, o maior operador alemão de telemóveis, fará algumas demonstrações do seu novo sistema GPRS, que permite transmitir dados por telemóvel a uma velocidade 10 vezes superior à que é actualmente utilizada (9.600 bauts).

Mas na rede fixa também há novidades. A Deutsche Telekom, maior operador europeu do ramo, vai ter já na IFA computadores ligados à sua nova rede ADSL, 12 vezes mais rápida do que a RDIS, que deverá entrar em funcionamento no final deste ano na Alemanha, e já está em fase de ensaio em algumas localidades. Com a técnica ADSL, a transmissão de imagens televisivas via linha telefónica passa a ser quase uma brincadeira de crianças.

(Por Francisco Assunção, da Agência Lusa)

< Notícia anterior
Autor do vírus Melissa confessa
Notícia Seguinte >>
Portugal Telecom compra Sapo


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação