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  08/09/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
A banca online portuguesa
 
  A banca online portuguesa Os serviços online são a grande aposta dos principais bancos portugueses nos últimos meses. Os grandes grupos bancários não poupam esforços na implementação e promoção dos seus ''balcões'' online.

A banca online constitui um importante benefício não só para os clientes dos bancos como para as próprias instituições bancárias. A comodidade de consultar em casa o seu estrato bancário, fazer uma transferência bancária ou mesmo efectuar uma aplicação financeira sem ter o incomodo de se deslocar a uma repartição bancária tem um grande apelo aos clientes. Por outro lado as instituições bancárias conseguem servir mais eficientemente os seus clientes (a todas as horas) e não têm custos muito elevados (não necessitam de abrir sucursais e contratar mais pessoal).

A revolução
A Internet está pois a permitir uma verdadeira revolução no campo dos serviços, e os serviços bancários são os que mais poderão beneficiar a curto prazo desta situação. No entanto nem tudo é um mar de rosas: a implementação técnica não é simples. É preciso ter em conta a importante questão de segurança que este tipo de serviços exige, assim como conceber um site que permite estabelecer uma miríade de ordens bancárias e obter outras funcionalidades sem que o site se torne demasiado complicado para o utilizador comum.

Segurança
A nível de segurança existem muitas preocupações pois é um ponto fulcral, não só para que o cliente sinta confiança no seu banco on-line, mas também para evitar potenciais dissabores do banco responsável caso algo corra mal. Como o ''seguro morreu de velho'' a banca on-line portuguesa na sua generalidade apresenta a solução dos certificados digitais e tecnologia para encriptação da informação. A primeira solução garante que apenas um computador que tenha instalado um certificado digital tenha acesso à conta. Um certificado digital é único para cada cliente e é obtido previamente segundo normas rígidas. O processo de instalação do certificado nem sempre é muito fácil para os clientes, mas oferece uma segurança superior, assegurando que nenhum ''terceiro'' indesejável tenha acesso à sua conta. Por outro lado, a encriptação da informação assegura que nenhuns dados em consulta sejam interceptados por terceiros no trajecto aumentando a confidencialidade da banca online. Regra geral todos os bancos online dispõem de encriptação mas nem todos disponibilizam certificados digitais. Toda estas questões devem ser ponderadas antes de se tornar cliente.

Custos
As comissões bancárias tendem a ser mais aliciantes para os clientes via Internet. De futuro as comissões poderão ser substancialmente inferiores uma vez que os custos de funcionamento de um banco on-line são bastante inferiores aos do banco (balcão) físico.

Em alguns casos é possível abrir uma conta directamente no banco on-line, tornando-se assim cliente, sem ser cliente prévio do banco ''físico''. Genericamente ainda não estão muito bem definidas as fronteiras entre os serviços bancários on-line e off-line. Não existe ainda o que se poderia chamar de banca online pura, pois existe sempre o suporte de um banco ou grupo bancário por detrás desses sites.

Damos aqui alguns exemplos portugueses de homebanking:

Cidadebcp.pt
O Cidade BCP é um dos mais recentes exemplos da banca on-line portuguesa. Trata-se de um site que explora bem o agregado dos bancos do Grupo BCP. A grande abundância de serviços e os seus respectivos dados estão bem agrupados. A nível de usabilidade perde um pouco, pois não está muito intuitivo (falta-lhe uma demonstração), tendo demasiada informação adicional que faz com que os clientes se percam na navegação.

Banco7
O homebanking do Banco7 permite aos seus clientes usufruir de uma vasta gama de serviços de forma simples num site bem pensado. De facto o Banco7 é fácil de usar e que possui bastante informação sobre o seu funcionamento e correio electrónico integrado. falta-lhe contudo algumas informações sobre os custos dos serviços para ser perfeito.

BESNet
O Banco Espirito Santo possui também um bom serviço de homebanking. Funcional e rápido tem correio electrónico integrado para facilitar o contacto com o banco para o caso de surgir qualquer dúvida no serviço.

Caixa Directa online
A Caixa Directa online fui um dos serviços pioneiros de homebanking em Portugal, da Caixa Geral de Depósitos. Fácil de navegar e usar peca contudo por não atribuir certificados digitais aos seus clientes.

BPINet
O BPI tem um site de homebanking bastante funcional mas que peca nalguns pontos, em especial por ser algo pesado ter sessões que expiram algo depressa. Também ainda não apresenta certificados digitais embora o banco esteja a preparar-se para os disponibilizar aos seus clientes.

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